Prefeitura de Tabaí - RS

Horário de atendimento:
Segunda a quinta-feira, 8h às 12h / 13h às 17h.
Sextas-feira, 7h às 13h
(51)3614-0115 / (51)3614-0122 / (51)99952-9190

COVID-19

A vacinação contra a COVID-19 iniciou no nosso município no dia 21 de janeiro de 2021. Recebemos um total de 19 doses, das quais a maioria foi destinada a população indígena. Nesse mesmo dia 4 profissionais da linha de frente do combate ao COVID-19 foram vacinados e desde então seguimos vacinando segundo os critérios do PNI (Programa Nacional de Imunização), após a pactuação de CIB/RS (Comitê Intergestores Bipartite), onde avançamos pelos grupos de risco e após por idade, em ordem decrescente.

Após completar a vacinação da população adulta a partir dos 18 anos, iniciamos o público adolescente de 12 anos ou mais com comorbidades, seguidos dos demais adolescentes por ordem decrescente de idade.

No dia 22 de setembro iniciamos a etapa de reforço, aplicando a terceira dose nos idosos a partir dos 70 anos que já tivessem completado 6 meses após a sua segunda dose e estamos avançando conforme as normas federais e estaduais. Hoje estamos com vacinas disponíveis para toda a população a partir dos 12 anos de idade.

Desde o início, contamos com uma equipe dedicada a vacinação, composta por enfermeira, médico, técnicas de enfermagem e Agentes Comunitárias de Saúde (ACS), o que facilitou o contato direto com a população, pois temos 100% de cobertura das ACS no município.

Durante esse período mantivemos a divulgação da campanha de vacinação pelas redes sociais WhatsApp e Facebook da Secretaria Municipal de Saúde, sempre atentos a atingir o maior número possível de pessoas.

Segundos dados extraídos do sistema do Programa Nacional d eVacinação (PNI), foram  vacinados até a data de 200 de outubro de 2021, um total de 70% da população com dias doses da vacina e 98,36% da população com a primeira dose. Para cálculo desses dados, são considerados a população com perfil vacinável no Plano Nacional de Operacionalização da Vacinação contra a COVID-19, ou seja, o cálculo não é feito sobre o número total de habitantes no Município.

Vale ressaltar que até o momento todos os grupos prioritários definidos no Plano Nacional de Operacionalização da Vacinação contra a COVID-19 completaram o esquema vacinal, ou seja, já receberam as duas doses do imunizante.

Quanto a vacinação por faixa etária, a população com 24 anos ou mais já receberam as duas doses do imunizante. Em relação a população acima dos 18 anos, também já receberam a primeira dose e aguardam completar o esquema vacinal.

Segunda dose, PFIZER (para quem fez a primeira dose até 6 de agosto)

Quem fez a primeira dose até 6 de agosto, deverá fazer a segunda dose nessa Sexta-feira, dia 29 de outubro entre 13h30min e 16h.

Será no formato Drive Thru, na tenda em frente a rua de acesso a UBS.

É necessário levar documento com foto, cartão do SUS, caderneta de vacinação, CPF e comprovante de residência de Tabaí.

Terceira dose Covid-19

Para idosos a partir de 60 anos, profissionais de saúde e pessoas com baixa imunidade que fizeram a segunda dose até 26 de abril, poderão fazer a terceira dose nessa Sexta-feira, 29 de outubro, entre 13h30min e 16h.

Será no formato Drive Thru, na tenda em frente a rua de acesso a UBS.

É necessário levar documento com foto, cartão do SUS, caderneta de vacinação, CPF e comprovante de residência de Tabaí.


Cogestão regional

A região Covid R08 (Canoas), a qual Tabaí esta inserida, possui um plano estruturado próprio, aprovado pelos prefeitos da Região e avalizado pela equipe técnica do Gabinete de Crise para o Enfrentamento da Epidemia de COVID-19. Assim, Tabaí está autorizado a utilizar os protocolos da bandeira laranja, quando a região estiver em bandeira vermelha. Conheça o protocolo: